segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Decida-se viver.

"Todos os dias antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder (...)"

(URBANA, Legião).


Acredito que um dos sintomas de envelhecer é ter vontade de agarrar os dias que vão se passando. Todos as noites deitada em minha cama os meus olhos fixam o teto e, diversas vezes, eu me pergunto se estou no caminho certo. Algumas vezes a pergunta vem acompanhada de um suspiro doloroso. É como se ele respondesse: "você perdeu mais um dia de vida". Planejo em minha cabeça várias decisões para o dia seguinte, no intuito de diminuir os erros, de alcançar os meus objetivos e no outro dia, na reflexão noturna, vejo que mais uma vez fracassei.

Algumas decisões que eu julgavam certas à época trazem ao meu coração uma tristeza sem explicação. É como se as minhas escolhas tivessem em suas mãos açoites. E eu apanho sem poder questionar, sem margem para explicar as razões e porquês de tê-las escolhido. É como dizem por aí: "suas escolhas fazem você". Acho tão complicado o convívio humano e as relações. Algumas pessoas entram e saem das nossas vidas como se fossem, realmente, a casa da mãe Joana. Não encaro a vida dessa forma. Se abro a porta para alguém é porque espero, ou acredito, que ela venha de mala e cuia. Que permaneça.

Talvez a minha visão sobre relacionamentos seja tão antiquada quanto as canções que Roberto Carlos outrora cantava. Ele que é o amante à moda antiga, que manda flores e quem sabe até cartões. Aquele que namora no portão, que dá valor à presença do outro, que sente saudades com uma intensidade tremenda. Meu coração não tem a porta escancarada, ele tem chave e sabe que há um tempo certo para visitas. Talvez eu não compreenda ainda o tempo das coisas, talvez eu confunda a vida, o momento, as pessoas. E deixe as oportunidades passarem.

Acontece que há alguns dias meu coração se afogou no remorso por não me permitir, por podar a árvore antes que desse os frutos, por fechar as cortinas antes que o sol adentrasse o interior da casa. Mas ao mesmo tempo eu percebo e me convenço que não se pode convidar alguém para morar 'dentro' de nós antes de esvaziar os cômodos, de limpar as poeiras dos cantos. E penso que a vontade de Deus prevalece todos os nãos que uma vez dissemos ao outro. Um sim na hora errada pode ter um efeito avassalador. E é isso que me consola.

4 comentários:

  1. Devemos ser mais como a canção do Roberto Carlos.
    Mais amáveis, românticos, sinceros.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo é no tempo certo, mesmo que demore.
    Só que algumas coisas a gente simplesmente deixa passar, ou não insiste, ou já só estamos cansados de tentar e a vida segue, assim. Só que nunca é tarde para parar de tentar, e mesmo que seja clichê demais acreditar nisso, é uma verdade, porque Deus tem um plano pra todo mundo e nada, absolutamente nada é por acaso. Todo mundo que entra ou sai da nossa vida tem um motivo, uma conexão, um ensinamento ou simplesmente uma companhia para os dias de sol. As vezes dá vontade de falar das nossas alegrias e das nossas tristezas para alguém que ainda as não conhecem, esvaziar também é um exercício, e quando não é a pessoa que causa isso na gente, somos nós que causamos nelas. No fim, tudo tem seu porque, e talvez ainda não deu certo porque ainda não estamos maduros o suficiente para o amor sincero e leve e tranquilo. Viver tem dessas coisas e se cobrar é natural. Só não podemos pular certas fases e parti pra um determinado momento que só deve acontecer daqui a um tempo. Li por ai que o amor verdadeiro, só vem para os detraídos...

    Boa noite, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,

      Muito obrigada pelo comentário. Você não tem ideia do quanto ele confortou o meu coração. Algumas coisas doem tanto, mas sei que tenho que esperar. Há um versículo que medito sempre que fala sobre a espera, compreender o tempo de Deus. Acredito que Ele tem um momento certo para todas as coisas mesmo. Só queria ter um pouco de paciência para aguardar essas demoras.

      Um beijo no coração.

      Excluir