segunda-feira, outubro 17, 2016

Resenha - Extraordinário



LIVRO: Extraordinário
AUTOR: R. J. Palacio
ANO: 2013
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 320
SINOPSE: August Pullman, o Auggie, é um garotinho que nasceu com uma síndrome genética que lhe causou uma grave deformidade facial, além de submetê-lo a várias cirurgias e longos períodos no hospital.
Por conta dos problemas de saúde, Auggie nunca frequentou uma escola, até que seus pais decidem que este momento chegou. Se para uma criança de rosto comum o primeiro dia na escola é uma experiência difícil, imagina para um garotinho cuja aparência chama atenção e causa espanto na maioria das pessoas!


“Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um pedido, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." — August Pullman.

Para provar que apesar da aparência incomum, ele é um garoto como qualquer outro, que toma sorvete e joga videogame, Auggie promove um grande manifesto em favor da gentileza, provando que, definitivamente, aparência não deve ser a única ou primeira coisa a ser considerada em uma pessoa.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." — Sr. Browne.

O livro é narrado sob a perspectiva de Auggie, alguns familiares e amigos, muito bem construídos. A escrita é simples, envolvente e emocionante. Cativa o leitor logo nas primeiras páginas. Conceitua muito bem valores de amizade, amor, gentiliza, aceitação, humanização e empatia.

Com uma proposta de leitura voltada para o público infantil e adolescente, Extraordinário é um livro forte, comovente e muito positivo. Mostra o lado cruel do que é o bullying e o preconceito e o lado suave da superação disso através da amizade. Quando o livro acaba a gente fica querendo saber o que aconteceu com o Auggie até os seus 100 anos. Um livro para ser absorvido por completo. 


Um comentário:

  1. melior livro da vida ♥ é para reler e lembrar de ser feliz, sempre :)

    amei a resenha!


    Beijocas,
    Mafê ♥

    ResponderExcluir