quarta-feira, setembro 02, 2015

Traduzo a saudade em forma de você.


Traduzo a saudade em forma de imagem e eis que me surge você. E, de repente, me vejo dentro dos seus olhos, embriagada com o teu gosto, abarcada em tuas mãos e pernas. A saudade tem um sorriso sapeca, daquelas crianças levadas que quebram o vaso de flores da mãe e esconde os cacos debaixo da cama, tem os lábios que se tornam porto - aqueles que os navios ancoram após dias de viagem - ao receber os meus cansados.

A saudade tem endereço fixo, mas não me refiro a casa de alvenaria, com telhado e diversos cômodos. Seu domicílio é feito de gozo, de pulsação, de sangue e algumas teias. É feita de nó que me amarra e que me faz uma refém declarada (sem precisar carregar ou trancar a cela com chaves e ferrolhos).

A minha saudade tem o coração sofrido pelas decepções da vida, mas tem o sorriso mais largo que muita gente eufórica. Ela tem a barba espessa que me faz cócegas quando insisto em me desenhar nervosa, enquanto meus lábios se afinam em um traço de aborrecimento. Tem o olhar cálido ao pousar seus olhos sobre o meu rosto que envergonhado desvia.

Ela tem a compaixão de alguém que ajuda um refugiado de uma guerra, tem a calma de uma mãe que ensina seu filho andar de bicicleta, tem a paciência que muitos invejariam - talvez até Jó - ao abraçar as minhas dificuldades, dúvidas e traumas, tem a paixão que somente um atleta teria ao mover céus e terras em busca de seu troféu, tem as marcas da vida tatuada em braile sobre a pele.

Essa saudade tem endereço fixo - eu repito - e ela sabe bem onde é.


Segundo post do grupo Escritores na Era do Compartilhamento. Leia também: Tati ArgentaLeca LichacovskiSâmela FariaJô LimaJoany TalonNathalia Moraes;  Ju Rodrigues TamyheTaciana Gaideski; Fernanda Probst; Cristina SouzaValter JuniorTayane S.; Layna Dias

4 comentários:

  1. Que lindo! Identifico-me com a sua saudade, ela sempre soube onde é. Hahaha.
    Belo texto, moça!

    ResponderExcluir
  2. Sentimento constante em minha caminhada!

    ResponderExcluir
  3. Oiie! Texto lindo. Acho que estamos todas num momento meio de saudade, porque varios blogs que eu vistei estao falando sobre isso. HAHAHAA Parabens pelo texto. Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/o-dia-em-que-eu-cansei-de-viver-de-passado/

    ResponderExcluir